Arte e Cultura

“PESSIMISMO INTERNACIONAL” e/ou CINISMO GLOBAL?!

"A economia européia: patinando no gelo e sem sair do lugar...no mínimo"
“A economia européia: patinando no gelo e sem sair do lugar…no mínimo”

(“Pesquisando” os estragos à imagem do Brasil causados por eles mesmos!)

Márcio Amaral

…………………………..

Enquanto, em um mundo muito conturbado, a Europa patina sobre o gelo da “depressão”—lembrando o bambi da cena clássica—e os EUA (e toda a mídia que eles comandam, direta ou indiretamente) comemoram um crescimento de 2,5% em um trimestre, o nosso querido Brasil vai conseguindo manter um crescimento anual entre 2,5% e 3%. Quando, em visita à Suécia, falei das nossas taxas de crescimento, todos a valorizaram tanto! E o que faz a principal “rede de comunicação” de nosso país?Joga contra o Brasil o tempo todo. Mas parece que eles não andam escolhendo o “timming” mais perfeito: atacam em um dia e são desmentidos no outro…E ainda tiveram que dar a notícia que contrariava tudo o que tinham afirmado no dia anterior!

………………………

Dessa vez, o que estava em jogo era o “humor dos possíveis investidores internacionais em relação ao Brasil”. Até alguns anos atrás, o Brasil era o “queridinho” do grande capital. Nada mais do que uma adulação para ver se conseguiam “aberturas” da parte do governo para que controlassem mais e mais os destinos de nossa economia e de nosso país; apenas uma continuação de uma estratégia que envolveu as escolhas para a Copa e as Olimpíadas! Foi-se o tempo no qual esses acontecimentos eram principalmente esportivos! Na quinta-feira (21/11), os apresentadores da Globo News expuseram o “gráfico do mau humor internacional” para conosco. Tinha subido tanto! A ser aquilo verdadeiro, não teríamos investimentos nos próximos anos. Havia até ilustrações com o dedinho para baixo e tudo o mais…Hum!!! O Coliseu e seus gladiadores supliciados!? Tudo isso em uma TV que se diz brasileira!!!

…………………………….

E o dia seguinte? Um ágio de mais de 250% nos leilões dos aeroportos do Galeão e Confins! Vejam que não estou julgando os leilões e os princípios que os nortearam; refiro-me apenas aos dados que desmentiam completamente a afirmação do dia anterior! E, diante disso, com que cara ficam aqueles apresentadores da GLOBO NEWS, que não deixam de ter algum preparo? Eu, pelo menos, percebo dois comportamentos entre eles: ou ficam mais e mais cínicos, sorrindo um sorriso cada vez mais sem graça (como o Dony De Nuccio e C. Monforte), ou vão ficando mais e mais pesados, como que se arrastando ao andar, nas vestes e nas palavras (como o Sardemberg). Há mesmo uma moral nas coisas, da qual ninguém consegue escapar. Sabem aquela verdade interior que nos segreda ao ouvido: “Isso está errado! Onde foram parar os seus sonhos de juventude e todos os seus estudos? Foi para isso que você se preparou tanto?”? Mas esses danados do dinheiro e da fama, como têm falado mais alto! Vida que segue!

…………………………

F. Dostoiévski (1821/81)
F. Dostoiévski (1821/81)

Aqui, não posso deixar de fazer um parêntesis para discutir os sorrisos sem graça, típicos da mídia e da telinha! Na mesma quinta-feira, no “Em Pauta”, foi feita uma simulação (em computação gráfica) de como ficariam os rostos dos seus apresentadores cerca de vinte anos depois. Que desastre! E o que mais chamava a atenção era o efeito devastador dos falsos sorrisos sobre aqueles rostos. A exceção era o rosto do G. Camaroti, talvez exatamente por ser um dos poucos que não forçam sorrisos. Conclusão a que eles deverão chegar: NÃO SORRIA, POIS ISSO TRAZ RUGAS E ABORRECIMENTOS! Não!!! Esta seria a pior de todas as conclusões!! Lembrei-me também de como F. Dostoiévski julgava a beleza humana: “Belo é aquele rosto ao qual um sorriso acrescenta beleza”. E não me venham falar em beleza meramente estética para os seres humanos! Há, pelas telinhas, tantas “harmonias estéticas” devastadas por falsos sorrisos! A referência a ser levada em conta, no “julgamento”, deve ser o efeito causado nas demais pessoas, especialmente por um sorriso. E quando ouço a expressão: “Tava cheio de gente bonita”! Pergunto sempre: O que é gente bonita?. Depois do desconcerto geral e da falta de resposta, continuo: Então o que seria gente feia?“…mais desconcerto ainda. Um outro grande russo acrescentou, em “Guerra e Paz” (L. Tolstoi), algo de tão belo a tudo isso! Maria, a princesa que se considerava feia, pois nunca podia ver o jogo de expressões de seu próprio rosto. Quando se olhava ao espelho, sua severidade fazia com que suas muitas belezas esvanecessem subitamente. Há tantas pessoas que sofrem tanto só por não saberem como podem ser bonitas as expressões que elas mesmas nunca veem nos seus próprios rostos!

……………………………………….

Voltando à “pesquisa empulhação”, o mínimo que se esperava de uma emissora, que vive se dando ares de seriedade, era uma referência aos métodos aplicados: quantos foram os entrevistados; em que países; dispunham de que nível de capital para investir; era um grupo homogêneo ou um “saco de gatos”; meros especuladores ou empresários envolvidos com a produção; foi por telefone ou foi usado outro método de acesso às pessoas??? Havia tantas perguntas a serem feitas, não é mesmo? Mas….mesmo considerando que a metodologia tenha sido séria e confiável, o que estariam eles avaliando com os seus resultados? NADA MAIS DO QUE O EFEITO CAUSADO POR ELES MESMOS E SUA CAMPANHA CONTRA O BRASIL. Seria uma boa pesquisa: “Vamos ver agora o efeito das matérias que forjamos; dos números que manipulamos; do nosso silêncio sobre os desastres econômicos dos nossos ‘amigos’ do Hemisfério Norte” e assim por diante. Poderiam avaliar também o nível de passividade e submissão de um certo tipo de investidor que eles mesmos devem estar enganando e manipulando nos seus países de origem. Não deixaria de ser uma pesquisa que poderia mesmo fornecer muitos dados.

………………………………

Já para avaliar seu estado do humor, em relação ao Brasil, dos empresários que contam, que são informados e investem mesmo (e com expectativas de longo prazo), um indicador muito melhor foi “O Dia Seguinte” à divulgação da notícia e o resultado do leilão. Volto a dizer, o “timming” (com deboche em relação à linguagem que eles mesmos adoram) da Globo não anda muito bom. O pessoal em “Wall Street” e no “Finantial Times” não é obrigado a saber do efeito que o leilão poderia provocar na divulgação da “pesquisa empulhação”. Já a Globo poderia antecipar o possível estrago provocado na sua própria imagem a partir de uma mensagem divulgada logo depois da outra. O problema é que eles parecem estar sendo pautados pela GMídia internacional e submetidos ao “timming” das grandes corporações. É mesmo uma cadeia, em seus dois sentidos: por um lado, pautam seus jornalistas, tirando toda a sua liberdade e, por outro, são pautados a partir do exterior. É um princípio: quem ama verdadeiramente a liberdade luta pela liberdade de todos. Só um submisso gosta de submissão, ainda que dos outros.

…………………………………

A última mistificação que fizeram com números foi o tal do “QUANTO VALE A MARCA” (26/11). A partir de critérios inventados por eles mesmos—na GLOBO e para efeito interno—conseguiram a mágica de fazer com que o Banco ITAU (por conta também das “laranjinhas” e do patrocínio ao “RinRio“) e o Bradesco superassem o B. do Brasil! É, no mínimo, pouco honesto, até por que dava a impressão—e eles tomaram o cuidado de induzir as pessoas à falsa conclusão—de que aqueles bancos teriam superado o BB em ativos e outros critérios muito mais honestos e verificáveis. São mesmo uns “engraçadinhos”. Incluir estatais ou empresas federais de capital misto nesse tipo de conta é uma aberração. Sua eventual (e IMPOSSÍVEL) venda dispararia resistências insuperáveis. Já que estão avaliando fatores subjetivos, como ignorar esse? E ainda há quem leve esses índices a sério! Já a citação do patrocínio ao “RinRio“, um dos motivos pelos quais o ITAU teria superado o Bradesco, serviu como um aviso aos demais e de…confissão do quanto usam esse “índice” com objetivos inconfessáveis: “Da próxima vez…Já sabem!!! Têm que colaborar…Senão!!!!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *