Arte e Cultura

SÓ OS “CÃES DANADOS” E MARIELLE ENTENDERAM A INTERVENÇÃO…

Márcio Amaral, vice-diretor IPUB

…………………………..

“Como dizia uma sueca, sempre que via muitos homens anunciando alguma nova medida política”.

NOTA POSTERIOR: …Os “cães” por sintonizarem profundamente com  a verdade dos seus “donos”…Marielle por denunciar como ninguém os primeiros efeitos da tal INTERVENÇÃO. Por isso, considero uma IRRESPONSABILIDADE que seus amigos e correligionários forneçam à maior artífice da própria INTERVENÇÃO (a Rede Globo de Televisão) material “com exclusividade” para que continue a FATURAR com a desgraça da gente simples de nosso povo. É um desrespeito à imagem de Marielle ser tratada da mesma forma como tratam “os globais em geral”. A Globo tem razão em confiar no apelo da “telinha” e apostar na VAIDADE HUMANA.

………….

Todos os esforços midiáticos em torno da EXECUÇÃO têm sido no sentido de associá-la à “onda de violência” no Rio, etc. Não! Que se inverta o raciocínio: a execução de Marielle é “filha” (ainda que bastarda) da própria INTERVENÇÃO. A desfaçatez foi de tal ordem que seus executores sequer tomaram os cuidados de quando executam um colega honesto qualquer que os queira controlar: fingir que foi assalto*, etc. Por mais que a GLOBO tente jogar areia nos olhos das pessoas, as coisas estão óbvias demais. Vejamos: 1- Marielle era a representante do poder legislativo na sua fiscalização; 2- pronunciou-se, na véspera e duramente, contra a violência por parte de agentes da própria INTERVENÇÃO (a PM, e não milícias) contra a gente do povo em ACARI; 3- os “cães raivosos”, que não têm sutilezas, máscaras ou véus, apenas levaram às últimas consequências o espírito da própria…INTERVENÇÃO. Somente eles intuíram a alma profunda de Jungmann, Braga, etc. Sintonizavam profundamente com os seus mentores. Sendo assim: todos os que promoveram a tal INTERVENÇÃO são responsáveis pela EXECUÇÃO. E em função de que fato principal podemos afirmar a SINTONIA entre os que puxaram o gatilho e os que fotografam pessoas nas favelas? Da observação de que tudo o que tem sido feito pelas autoridades (do momento) É VOLTADO CONTRA A GENTE SIMPLES DE NOSSO POVO. SIM! Todos sabemos quem matou MARIELLE: aqueles mesmos que, há séculos, desrespeitam os mínimos direitos da nossa gente! Ninguém representava tanto essas pessoas quanto a vereadora executada.

……………………….

ROUBO DE CARGAS E FAs: “BRAÇO ARMADO” DOS EMPRESÁRIOS?

…………………………


Desde o anúncio da intervenção, quem costuma olhar esses espasmos de segurança de maneira mais crítica (e acompanhou outras tentativas parecidas) sabia que as coisas não poderiam mesmo “dar certo”; pelo menos no sentido que a GLOBO* costuma “vender”: expectativa de melhora geral na situação. Depois do fracasso das UPPs—última tentativa levada a sério, pois trazia a novidade da aproximação do aparato assistencial do estado com o braço armado—restou apenas: REPRESSÃO, CONTROLE e mais REPRESSÃO. Por isso e ainda: 1- sem qualquer perspectiva de ocorrer uma discussão séria sobre a descriminalização de algumas drogas (o que feriria gravemente o poder dos traficantes); 2- e sem que tenham sequer removido os criminosos que ocupam o P. Guanabara, todo esse movimento tendia ao ridículo. O mais perigoso era o envolvimento direto das F. Armadas e sua desmoralização. Foi quando me lembrei da onda de roubo de cargas que vinha ocorrendo desde o final do ano passado. E então, fiz a pergunta: seria essa a principal razão para a tal “intervenção”? Teria sido a morte de pessoas, maldosamente associadas ao CARNAVAL**, apenas uma desculpa hipócrita. Se foi assim, então o objetivo INCONFESSÁVEL foi alcançado. A “sacrossanta” propriedade está garantida: contra os assaltantes e contra a população que, de alguma forma, também tirou umas “casquinhas” dos roubos: desculpa para colocar todas as pessoas no “mesmo saco” e “PAU NELES TAMBÉM”! É apenas uma hipótese.

………………..

DITADURA EMPRESARIAL/MILITAR

………………………….

É como passamos a denominar o golpe de 1964. Naquela época, e tremendamente assustados com os movimentos sociais, os empresários aceitaram se submeter completamente ao poder militar que lhes garantia os privilégios. Já a partir do final da década de 1970, porém, começaram querer uma certa “autonomia” mas sempre com a “tutela” ali e à mão. Agora, teriam as FAs aceitado o papel um tanto vergonhoso de “BRAÇO ARMADO” dos empresários…estrangeiros na sua maioria? Naquela época, tinham, pelo menos, um “projeto para o Brasil”. Onde foram para o PATRIOTISMO, nacionalismo, etc. Voltando a Marielle, a última “coincidência”, altamente simbólica (associada ao ATENTADO) foi que suas denúncia se dirigiam exatamente contra os desmandos cometidos (pela PM, na qual os empresários também não confiam) em…ACARI. Pois bem…É exatamente onde funciona (ou funcionava) a maior FEIRA de objetos roubados em geral e que foi tão denunciada exatamente pela…GLOBO nos seus muitos “FANTÁSTICOS”. Querem outra pista? Semanas antes da intervenção simplesmente pararam de falar nos tais roubos e por agora…nenhuma referência sequer a eles. E a situação evidentemente montada, do saque ao PÃO DE AÇÚCAR no Leblon (carnaval)? Lembremo-nos sempre: é pelos despistes e pela sua enorme capacidade de enganar que essa gente se mantém no poder. E quem supera a GLOBO nesse quesito? Mas agora está difícil! NATUZA NERY*** é a própria imagem da GLOBO: a maquiagem grosseira sobre a feiura produz monstros sorridentes.

…………………………….

A ÚLTIMA…E FRACASSADA…CARTADA IDEOLÓGICA EMPRESARIAL! 

……………….

Sei bem que, em termos de violência e aplicação de seus instrumentos, eles têm ainda muitas “cartas” para lançar no rosto e nas costas das pessoas. Mas alguma que implique despertar esperança e CONVENCER a imensa maioria de um povo de que as ações que comandam são em benefício da sociedade…não me parece haver mais nenhuma. E quando isso ocorre, desaparecem as condições essenciais para a governabilidade. Quando, então, até a esperança em uma solução pela via eleitoral é jogada na sarjeta, tempos duros nos esperam. Deverão recorrer, no caso de avançar com os abusos, ao “PAU PURO”. É o que mais assusta e quase desespera a GLOBO. Cada vez fica mais óbvia a articulação de uma TROPA DE ASSALTO à DEMOCRACIA no submundo armado, à maneira daquela que levou Hitler ao poder: as SA. Mais e mais gente, porém, tem se dado conta dos enormes perigos que corremos. Por isso, e mais do que nunca, faz-se necessária uma frente ANTI FASCISTA que lute, inclusive, contra a manipulação eleitoral. Somente uma eleição, na qual o povo tenha a impressão de ter podido escolher seu candidato, há de trazer algum alívio ao mal estar generalizado que toma conta do país. Por isso, afirmo sem medo de errar: o misto de manipulação/omissão que tomou conta da JUSTIÇA brasileira é o maior responsável pela degradação de valores observada. Quando o STF recebeu uma pessoa que vinha fazendo de tudo para “INVENTAR” TERRORISTAS no Brasil; que defendeu práticas de agentes provocadores; que era conhecido por defender membros de facções criminosas, lançou a “pedra fundamental” para os grupos fascistas. E eles estão aí.

……………

LEMBRANDO DA MIGRAÇÃO DOS PÁSSAROS

………………

Agora para os amigos…por favor quando enfrentarem diretamente os “cães raivosos”, tomem alguma medidas que podem salvar nossas vidas: sumam por alguns dias; deixem que outros tomem a “ponta de lança”, a frente da luta momentaneamente (como os pássaros que migram alternando sempre quem está na frente). Reflitam profundamente se o que mais o está movendo é uma VAIDADE ou uma necessidade da luta social. Os “raivosos” são, antes de tudo, tapados mentalmente. Seus atos são impulsivos e sem qualquer visão um pouco mais à frente. Se a tivessem, não teriam feito o que fizeram. E NOSSAS VIDAS SÃO TÃO IMPORTANTES!!!

………………………………..

NOTA: a canção abaixo é anterior ao atentado e sua mensagem sofreu um forte abalo a partir dele. De qualquer maneira, continuo pensando: quem quiser atingir a gente simples de nosso povo há de ser superando o ressentimento e com alegria. Estou convencido também de que as elites endinheiradas (só nisso o são) do Brasil INVEJAM a alegria e a cultura do nosso povão. Afinal…são tão pobres, mas tão pobres…que só têm dinheiro. O que lhes resta é o “prazer” perverso de provocar inveja e sofrimento. O povão há de os libertar dessa prisão! Só para reforçar a tese, no romance “BEL AMI” (Maupassant), uma mulher muito refinada se casa com um homem de origem muito simples e faz questão de visitar sua família na Normandia. Seu mal estar atinge o paroxismo: “…chocavam-na por mil nuances…mil coisas insignificantes, invisíveis; mil grosserias impalpáveis; pela sua própria natureza, pelo que diziam, pelos seus gestos e pela sua ALEGRIA…”.

…………………

*Que fim levou o inquérito daquela que pareceu execução de um cte de batalhão na zona norte? Mostraram cara de suspeito na TV e depois….Pode-se confiar?

**Leia-se a GRANDE MÍDIA em geral, mas é impossível deixar de falar na rede principal.

***Quebraram a cara. Esqueceram-se de “combinar com os russos”…ou os do Alemão. Não houve uma morte sequer relacionada ao carnaval. Até as blas perdidas tiveram uma pausa.

****Imagino o mal estar dos jovens novos repórteres da Globo. Conciliar o entusiasmo de ver sua cara na telinha, recebendo homenagens de conhecidos…e servindo ao oposto do que sentem e pensam. Em ambiente podre e de colapso de valores, a saúde começa a ratear.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *