Arte e Cultura

TRUMP: ESTRATÉGIA CLARA OU UM SER FOLCLÓRICO

(Até quando vão tratá-lo apenas como um “acidente de percurso”?)

Márcio Amaral, vice-diretor IPUB

…………………………

trumpQuando vejo membros da OTAN, FBI, CIA e até da GNEWS (sempre em boa companhia) atacando TRUMP como se fosse uma aberração ainda não “metabolizada”, penso que algo de bom deve haver na derrota da sua candidata, HILLARY. O método de “olhar com quem andam” para tirar conclusões é bom e dá frutos. Ao lado disso, ver como estão perdidos todos os “analistas profissionais” chamados a discutir o “problema TRUMP” (Vários programas da GNEWS ) também gera uma pontinha de prazer. Afinal, os “especialistas” existem para procurar por fatores determinantes das situações; juntá-los em um todo único e, com isso diminuir a perplexidade generalizada. Quando eles mesmos estão perplexos… “APERTEM OS CINTOS…”. Ou então, troquem de “especialistas”. À maneira de meninos jogando “WAR”, estiveram tão presos aos movimentos americanos no “tabuleiro manchado de sangue” que se recusam a ver os novos dados. Apenas o “velho NARCISISMO de guerra” (literalmente).

…………….

A última bobagem do próprio WWaack foi pintar a TRUMP, especialmente nos seus primeiros movimentos em relação à China, como se fosse um menino“café com leite” (aqueles que os maiores fingem que estão jogando) que tivesse tomado conta do jogo, por isso condenado a cometer algum desastre. Com certeza, mas não pelas razões por eles alegadas, afinal, os desastres de seus “amiguinhos” foram tantos! Uma coisa é certa: O JOGO LHES FOI TIRADO e os “especialistas” estão em “estado mimimi”. Por tudo isso e pela forma como o rosto simpático e a fala agradável de OBAMA foram usados como véus encobridores das piores sujeiras, digo que não lamentei em nada a derrota de Hillary. Seu último recurso? Dizer que TRUMP é uma “marionete de PUTIN”, revelando apenas a sua própria incapacidade de ver o que se passa à sua volta. Ela mesma seria uma marionete, só que do aparelho de segurança (OTAN…).

…………………..

TRUMP: A ECONOMIA COMO FIO CONDUTOR!

………………….

Aos meus humildes olhos, o RACIONAL norteador dos movimentos de TRUMP ficou claro logo de início: o interesse ECONÔMICO americano, pesando muito mais do que a perigosa GEOPOLÍTICA militarista dos últimos anos sob auspícios de um “NOBEL DA PAZ”. O resgate da indústria americana e o retorno de muitas das que se deslocaram para outros países (visando explorar mão de obra mais dócil) deverá ser seu “cavalo de batalha”. Por isso, a CHINA é vista como um risco muito maior do que a muito combalida (do ponto de vista econômico) Rússia. Foi isso o que norteou TODA a sua vitoriosa campanha, enquanto os alienados “HILLARY BOYS” produziam sondagens tipo “já ganhou”. Sendo assim, falem mal de TRUMP, mas não digam que ele é “errático e imprevisível”. É um ser execrável; um escroque; o maior NARCISISTA da política dos últimos tempos? Parece que sim, mas tem método. Seus movimentos deverão aliviar um pouco as tensões acumuladas em algumas áreas…e piorar em outras. Uma coisa ficou clara: ele não é muito manipulável pelo discurso de que é um fraco, etc. Como a G.MID tem manipulado os presidentes americanos! O único que não cedeu a ela, J. Carter, perdeu as eleições seguintes. Mas, no seu curto período, deixou o maior legado humanitário desde FDR.

……………………….

NOTA: o que mais deve preocupar nos anúncios de ações futuras por Trump são: o apoio incondicional a Israel e a desregulamentação dos agentes financeiros. Proteção de mercados*? Talvez seja bom para que o Brasil exercite o mesmo. Somos um dos poucos países que têm: capacidade de produção OCIOSA e um enorme mercado. A tal da “competitividade” é uma mentira. Simplesmente não temos condições para competir com China, etc.

……………………….

TRUMP: A AMÉRICA SEM MÁSCARAS!

………………………

Mas há outras boas consequências da queda de todas as máscaras americanas. O Nobel da Paz nunca foi tão mal atribuído. Seria exaustivo listar os abusos continuados cometidos contra outros países pela gestão OBAMA. Vejam a situação do EGITO: seu golpe militar e a ditadura lá instalada pela ação DIRETA americana! Assim, o recente voto (abstenção) contra ISRAEL vai ganhar a sua dimensão: apenas um JOGO DE CENA, inconsequente como todos. Como negar que, depois do fiasco BUSH e a desmoralização de todas as suas práticas, tudo aquilo de que o “establichment” precisava era de um rosto simpático e uma fala mansa para resgatar uma certa influência ideológica no mundo? Que fosse negro… melhor ainda; que tivesse “alma branca”, mulher bonita e simpática e duas filhas adoráveis…mais do que um sonho! De minha parte: QUANTA DECEPÇÃO! Por isso, não deixa de ser interessante ver o poder na “AMÉRICA” conquistado por um estereótipo…americano. Sim! TRUMP é um estereótipo, até das imagens que costumamos produzir de um “TIO SAM”…com alguns quilos a mais. Assim, e com toda a certeza, o efeito ideológico americano sobre outros povos haverá de entrar em colapso e isso é muito bom.

…………….

TRUMP E PATTON: O IMPÉRIO DO NARCISISMO

…………

"GAL G. PATTON URINANDO NO RENO" Os EUA mudaram tão pouco na sua relação com outros povos! Se há algo que caracterizou os grandes generais da história foi o não tripudiar sobre os vencidos.
“GAL G. PATTON URINANDO NO RENO”
Os EUA mudaram tão pouco na sua relação com outros povos! Se há algo que caracterizou os grandes generais da história foi o não tripudiar sobre os vencidos.

Interessado que sou nas guerras mundiais, não posso deixar de reparar nas semelhanças entre essas duas figuras, até fisicamente. E tenho absoluta certeza de que Trump ficaria muito orgulhoso com a comparação. Afinal, aquele Gal: agia como se a guerra fosse uma grande jogo; competia mais com o inglês Montgomery para ser o primeiro a entrar em certos bastiões inimigos (atirando seus homens a situações e riscos evitáveis) do que com o inimigo; humilhava e esbofeteava soldados doentes e enfraquecidos; planejou (e executou) URINAR PUBLICAMENTE no quase sagrado (para os povos germânicos**) RIO RENO… Pois bem, esse mesmo general é tratado como um ícone das FAs americanas. Alguma diferença entre os dois? O tempo decorrido desde então, mas o NARCISISMO faz parar o tempo.

……………….

Que o mundo pare de esperar: dos EUA não deverá vir algo interessante para a humanidade. Se vier, há de ser apenas um subproduto, nunca uma intenção. Até nas suas guerras, foi o retorno dos cadáveres de americanos que motivou protestos. Quando as vitórias foram rápidas…não houve protestos. E o México que louve o MURO, pois é sinal de que uma invasão militar não é para já. Brincadeira? A retórica de Trump é muito semelhante à de Hitler: “Que tratem a América com respeito e de maneira justa!”. Hitler dizia coisas parecidas aos vizinhos pouco antes de suas invasões: “Estão tratando a Alemanha como aos negros”, disse pouco antes de invadir a Polônia. “AMÉRICA FIRST” devia lembra ao mundo um outro lema muito cantado nas festas NAZISTAS.

…………………..

*Acertar, na economia e na medicina, implica ir caminhando entre dois erros e fazendo correções frequentes de rota. Desde os primórdios da R. Industrial, até a Inglaterra aplicou proteção de mercados (“A Era das Revoluções” E. Hobsbawn)

**No processo de conquista dos assim chamados “bárbaros germânicos” e sabendo que suas tribos se reuniam anualmente sob um imenso carvalho de mais de um século, Carlos Magno (séc VIII) mandou cortá-lo. Desde sempre os imperialismos se impõem pela humilhação dos povos. “conquistados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *